segunda-feira, 28 de maio de 2012

Primeiras Visitas Domiciliares

A equipe de socioeducadores do SASF começa a realizar as primeiras visitas domiciliares para beneficiários de programas sócio assistenciais.



Hoje a equipe de orientadores começou a realizar visitas domiciliares, estas serão ao todo 163 e vão acontecer na Vila Miriam, Vila Bonilha, Vila Zatt, Vila Guedes, Jardim Nardini, Cantagalo, Jardim Líder, Jardim Íris, Jardim São José, Piqueri, Vila Pereira Barreto, Jardim Paulistano, Parque São Domingos, Jardim Jaraguá, Santa Mônica, Jardim Elias e Vila Anastácio.

Estas primeiras visitas ainda não integram necessariamente o plano de ação do SASF Pirituba, estas tem como objetivo realizar uma busca ativa de famílias que por algum motivo deixaram de realizar alguma condicionalidade do Programa Bolsa Família para que compareçam no CRAS Pirituba para receberem acompanhamento e ajustarem suas atuais situações.

Sempre uniformizados e portando crachás com foto, número de registro e logo da Prefeitura de São Paulo e da ONG Projeto Amigos das Crianças, os socioeducadores irão realizar os trajetos e as visitas, nunca deixando de apresentar-se e responder toda e qualquer dúvida.  

quinta-feira, 17 de maio de 2012

A serviço da Comunidade

SASF começa o mapeamento de equipamentos sociais disponíveis à população e desde já começa a manter laços de parcerias.



O SASF Pirituba começou a operar já desde o primeiro dia de sua implementação, dia 15 de maio. Os socioeducadores, juntamente com as técnicas, realizaram um mapeamento das ferramentas públicas disponíveis no bairro. Por intermédio desse trabalho, foi estabelecido contato com escolas estaduais e municipais, unidades básicas de saúde, hospitais, igrejas, paróquias, centros de umbanda , bibliotecas e qualquer outro ativo de comunicação por onde a comunidade transite ou se reúna.

O objetivo dessa ação é fortalecer laços, planejar ações comuns. Além de, sabendo onde estão os equipamentos mais próximos, a orientação feita para as famílias é mais completa, podendo indicar o serviço certo, mais próximo de casa.

Também foi iniciado um trabalho de fortalecimento de laços com parceiros. Por ser um serviço realizado pela ONG Projeto Amigos das Crianças o funcionamento da unidade depende de doações e ações solidárias. Para tanto, a organização pode fornecer vinculo para com qualquer empresa que se interesse e que em troca receba determinado abatimento nos valores dos impostos da empresa, como prevê lei fiscal em vigor.

A ONG aceita doações financeiras, de livros, revistas, móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, roupas, produtos de limpeza, produtos alimentícios – perecíveis e não perecíveis -, entre outras coisas. E que podem ser também realizadas por pessoas físicas.

Caso conheça, ou faça parte, de uma instituição, organização ou empresa que não recebeu a visita da equipe do SASF e tenha interesse, entre em contato com a unidade que agendará uma reunião. 

terça-feira, 15 de maio de 2012

Um novo equipamento, uma nova oportunidade

Inicia hoje as ações do SASF Pirituba visando a reintegração social, fortalecimento de vínculos e geração de autonomia, para famílias que recebam benefícios socioassistenciais.



Começa hoje a implementação do SASF Pirituba – Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Básica no Domicílio, equipamento vinculado à Prefeitura de São Paulo e à Secretaria Municipal de Assistência Social, que tem como objetivo trabalhar a autonomia, a inserção social, o direito socioassistencial e orientação para famílias que recebam o Programa Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

No serviço serão oferecidos: oficinas, palestras, atividades físicas e culturais, sempre visando o fortalecimento dos vínculos sociais, a expansão e a geração da autonomia, a expansão do conhecimento e das expertises e garantir o acesso às políticas de emprego, renda e à cidadania.

As famílias ainda receberão acompanhamento dos orientadores socioeducativos, que juntos traçarão um norte, planos e metas para a família, prevendo busca ativa, visita domiciliar, acompanhamento ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), grade semanal de ações a serem desenvolvidas e plano de metas.

O equipamento possui a meta de atender 1000 famílias, sendo estas designadas por uma listagem prévia do CRAS. Faz-se importante ressaltar que o aderimento ao programa de ações do SASF não é obrigatório, logo, as famílias precisam aceitar participar e integrar o grupo de usuários.

Serviço:

SASF Pirituba
Rua Paul Vageler, 139 – Vila Zatt – Pirituba
Telefone: (11) 3975-0226